Pular para o conteúdo

Carro elétrico: Prós e contras

    Carro elétrico: Prós e contras

    Com as mudanças climáticas, preços dos combustíveis elevados e leis cada vez mais rígidas contra veículos poluentes, uma das soluções que as empresas encontraram para amenizar esses danos foram os carros elétricos.

    Quando se pesquisa sobre um carro elétrico parece que tudo é só pontos positivos e pouco se fala dos pontos negativos deste tipo de veículo.

    De forma geral, neste artigo iremos falar um pouco mais das vantagem e desvantagens de se ter um carro elétrico nos dias atuais. Nós também fizemos alguns artigos sobre motos elétricas e está disponível aqui no site, com os prós e contras e também tem artigo falando de alguns modelos e dos preços.

     

    • Pontos positivos

    Carro elétrico: Prós e contras

    Obviamente, o ponto que mais se destaca em um carro elétrico é a não emissão de poluentes para a atmosfera derivados da queima de combustível. Por possuir um motor elétrico um carro deste tipo não produz gases prejudiciais ao meio ambiente e aos seres humanos.

    Outro ponto positivo é a economia já que mesmo tendo que recarregar sua bateria em uma tomada elétrica um carro elétrico no fim do mês acaba sendo muito mais econômico do que um carro a combustão mesmo sendo do tipo 1.0.

    Outros pontos a serem destacados é o silêncio de um veículo elétrico, normalmente um veículo com motor elétrico é muito silencioso e os únicos barulhos que se ouvem são o vento e o pneu em contato com a via.

    Um ponto muito positivo que poucas pessoas falam sobre isso é que em alguns modelos elétricos oferecem a possibilidade de devolver a energia armazenada. E, em casos de apagão alguns modelos conseguem suprir a energia da casa por algumas horas.

    Normalmente, um carro elétrico por ser moderno possui mais tecnologia embarcada do que a maioria dos carros a combustão. Outro ponto a se destacar é que na maioria dos carros elétricos você precisa ir menos ao mecânico do que um carro a combustão. Já que não há necessidade de troca de olho do motor, por exemplo.

     

    • Pontos negativos

    Carro elétrico: Prós e contras

    Assim que você decide adquirir um carro elétrico mesmo sendo um modelo mais simples já vem a primeira surpresa: normalmente um veículo elétrico custa mais do que um veículo a combustão.

    Outro ponto que desanima muitos possíveis compradores de um veículo elétrico é a sua autonomia combinada com seu tempo de carregamento. Normalmente em um carro popular você consegue dirigir entre 400 e 500km com um tanque de combustível e quando acaba você reabastece em um posto e em menos de 10 minutos seu veículo está pronto para mais 400 ou 500km. Em um carro elétrico as coisas não são bem assim, normalmente a autonomia de um carro elétrico fica abaixo dos 250km e seu tempo de recarga normalmente fica acima das 4 horas.

    A bateria de um veículo elétrico é como a bateria de um celular e de tempos em tempos irá precisar ser trocada e uma bateria de um carro elétrico não é barata. E, quando precisar ser trocada será um preço similar a refazer um motor por inteiro de um carro popular a combustão.

     

    • Conclusão

    Carro elétrico: Prós e contras

    Um carro elétrico tem muitas vantagens e desvantagem em relação à um carro a combustão. Vale ressaltar que as empresas então trabalhando para eliminar ao máximo os pontos negativos que levam a um comprador desistir de um veículo elétrico.

    Se você quer um carro elétrico por ser menos poluente e você precisa de um veículo basicamente para andar dentro da cidade ou percorrer pequenas distâncias, um veículo elétrico poderá te atender perfeitamente.

    Mas, se você quer um veículo que gaste pouco e com a vantagem de um veículo elétrico, mas não quer os pontos negativos de um veículo elétrico, talvez a melhor opção para você seja um veículo híbrido.

    Vale ressaltar que essas são as nossas opiniões e que sempre aconselhamos a você que sempre pesquise muito bem antes de comprar qualquer tipo de produto.

     

    DICA SINCERA

    Escreva seu e-mail para ficar sempre bem informado das novidades!

    [newsletter_form type=”minimal”]

     

    Site parceiro: Educação Financeira Hoje

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.